Apesar de encontrarmos dicas de alimentação saudável na internet, ainda temos muita dificuldade para implementá-la em nossa rotina. Mas, se pararmos para pensar, não existem soluções milagrosas ou segredos por trás disso. A resposta está bem na nossa frente: mudar nossos hábitos para melhor de forma gradativa.

O grande problema é que estamos acostumadas com o jeito que nos alimentamos e que cuidamos do nosso corpo dentro das rotinas tão agitadas, não é? E isso acontece mesmo quando lembramos de todas as vantagens de comer bem, como a prevenção de inúmeras doenças, o alcance daquele corpo de sereia, o aumento da disposição e, é claro, a saúde em dia.

Está curiosa para saber o que mudar na sua vida para alcançar tudo isso e mais? Venha conferir!

1. Prefira alimentos diretamente da terra

A alimentação diretamente da terra, ou dieta baseada em plantas, tem se tornado cada vez mais popular. Ela pode não parecer simples, mas de forma progressiva que você consegue diminuir alimentos ultraprocessados e de origem animal.

Não é que essas opções sejam ruins para a saúde, mas, quando em excesso, podem ser prejudiciais. É preciso buscar equilíbrio e, sempre que possível, preferir alimentos in natura — como vegetais inteiros.

2. Saiba montar as seus refeições

Sabia que aprender a montar as refeições é uma das questões mais indispensáveis em uma alimentação saudável? Quando você aprende a fazer isso, gera maior saciedade, grande variedade de nutrientes e satisfação com o sabor da comida. Por isso, sempre que for realizar uma refeição, tente pensar dos nutrientes que ela possui.

É preciso consumir carboidratos (provenientes de frutas, tubérculos e massas integrais), lipídios (presentes no azeite, abacate, coco, ovos etc), proteínas (encontradas em carnes e leguminosas), além de vitaminas. Nesse último caso, o ideal é ter um prato colorido, uma vez que cada cor dos vegetais está associada a diferentes nutrientes. Interessante, não é mesmo?

3. Beba água diariamente

Beber água também está associado com uma alimentação saudável por diversos motivos. Entre eles, podemos citar a saciedade que gera, além das importantíssimas funções que esse líquido tem no nosso organismo, especialmente durante o calor do verão!

Se você ainda não sabe quanto de água deve beber e acredita que está tomando suficiente, vale fazer o seguinte cálculo: 35 ml x seu peso corporal. O resultado é a quantidade que você deve consumir diariamente. Lembrando que esse valor pode variar conforme a sua saúde e quantidade de exercícios que pratica.

4. Ouça o seu corpo

Existem poucas coisas mais importantes do que escutar o seu corpo. Apesar disso, muitas dietas ainda recomendam a exclusão de determinados alimentos — mas o nosso corpo é sábio. Se ele está pedindo um determinado ingrediente, pode ser devido aos nutrientes que ele fornece, certo?

Além disso, comer não é importante apenas para nutrir o corpo, também serve para nossa satisfação e prazer. Por isso, escute a sua vontade. Contudo, faça isso em pequenas quantidades e, de preferência, escolhendo alternativas mais indicadas. Por exemplo: troque um sorvete por um gelato, ou um chocolate ao leite por um meio amargo.

5. Faça um acompanhamento nutricional

Para se alimentar ainda melhor e descobrir como nutrir o seu corpo da maneira mais adequada, é importante fazer um acompanhamento nutricional. Ao consultar um nutricionista, você pode encontrar as melhores soluções para o seu objetivo, seja ele alcançar um corpo definido ou melhorar a sua saúde.

Não se pressione para seguir as dicas de alimentação saudável e ficar mais saudável do dia para noite. Faça tudo no seu tempo, sempre dando passos pequenos até que isso seja natural para o seu corpo! Ah, e não deixe de incluir atividades físicas para ter resultados ainda mais satisfatórios.

Este texto lhe ajudou a ficar mais consciente sobre a alimentação saudável? Aproveite para conhecer a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas como estas!

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