Não é novidade para ninguém que a prática de atividades físicas é muito importante para garantir o bem-estar e elevar a autoestima de qualquer pessoa. A questão está na escolha do exercício. Afinal, são diversas opções para escolher, podendo gerar indecisão. Então, neste post vamos falar um pouco sobre o treino ou ginástica funcional.

Essa atividade, realizada geralmente em academias, está em alta e é especialmente relevante para quem deseja emagrecer e alcançar aquele corpo de sereia. É, também, uma alternativa gostosa para manter a empolgação elevada e garantir que você fique motivada com a prática de exercícios na sua rotina.

Quer saber mais a respeito e descobrir se a ginástica funcional é para você? Então, não perca o conteúdo recheado de informações que preparamos!

O que é ginástica funcional?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender em que se baseia uma atividade funcional. A expressão se refere a algo que tem um objetivo, resultado e função específica quando executado.

Nesse caso, a prática está relacionada às funções de fortalecimento muscular, ganho de resistência, maior equilíbrio, melhora da flexibilidade, aprimoramento da coordenação motora e, é claro, perda de peso.

As atividades nas quais esse tipo de ginástica se baseia são bastante semelhantes aos movimentos que executamos no nosso dia a dia, em casa, nas tarefas domésticas, no trabalho ou mesmo na rua. Tudo isso de forma dinâmica e um pouco mais complexa.

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Como funciona a ginástica funcional?

A ginástica funcional, geralmente, é feita em grupos, mas com cada pessoa fazendo suas atividades separadamente. Durante as aulas, o instrutor deve orientar atividades de pouca carga e com exercícios que são naturais para o corpo.

São incluídos movimentos comuns, como pular, agachar, correr, flexionar, empurrar, girar, entre outros. Geralmente, tudo isso é realizado utilizando o peso do próprio corpo e executado de maneira que trabalhe determinados músculos para dar aquele visual incrível e ficar linda para curtir o verão!

Quais são os benefícios dessa prática?

Engana-se quem pensa que os benefícios da prática de ginástica funcional se baseiam apenas nos resultados e funções citadas anteriormente. Tonificação dos músculos, emagrecimento e resistência são apenas os sinais mais claros.

Devido à movimentação constante de todos os seus músculos, é possível adquirir mais vantagens. Algumas delas: alinhamento mais fácil da postura no dia a dia, melhora do sistema cardiovascular, aumento da energia e disposição, suavização de dores nas costas, definição do corpo etc.

Para quem é indicada?

A ginástica funcional é uma atividade indicada para homens e mulheres de todas as faixas etárias, desde que feita sob orientação de um profissional qualificado. Contudo, se você pertence a algum grupo de risco, como gestantes e idosos, é indispensável consultar o seu médico antes e estar sempre atento aos sinais do seu corpo.

Sendo assim, se você busca a prática de atividades físicas, a ginástica funcional é uma excelente alternativa para sair do sedentarismo e elevar a qualidade de vida, especialmente se combinada com uma alimentação saudável. Não se esqueça de apostar em roupas adequadas para garantir uma prática confortável e benéfica!

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