Durante o verão, muitas mulheres desejam ostentar aquela marquinha de biquíni, mas não sabem como ficar bronzeadas e o que fazer para manter a tonalidade por mais tempo. A cor dourada surge devido à melanina, pigmento responsável pelo tom da pele, que escurece como mecanismo de proteção do corpo.

Por isso, para não sobrecarregar esse mecanismo, prevenir-se das queimaduras e obter um bronzeado incrível, é preciso tomar cuidados e potencializar o efeito do sol sem a necessidade de se expor em excesso.

Quer saber quais são os principais truques para deixar a pele bronzeada? Venha conosco para descobrir e arrasar no verão!

1. Use loção bronzeadora

Para intensificar o efeito do sol sobre a pele, as loções bronzeadoras são uma ótima opção e devem ser aplicadas na hora de se expor. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado, uma vez que o objetivo é ficar com o corpo dourado, e não vermelho e ardendo após exagerar na exposição solar, certo?

Por isso, é importante passar o bronzeador e tomar sol nos momentos em que os raios UVB e UVA não estão tão fortes a ponto de machucar a sua pele, isto é, evite o horário entre as 11 horas da manhã e as quatro da tarde.

2. Tome suco de cenoura

A cenoura apresenta em sua composição o chamado betacaroteno, um componente responsável pela cor laranja dos alimentos. E não é só isso. Ele também ajuda a obter uma pele mais bronzeada e a manter a tonalidade por mais tempo.

Existem, ainda, outros alimentos que têm altos níveis de betacaroteno, como a abóbora e o damasco. Então, que tal apostar em um suco de cenoura com laranja e incluir o restante dos alimentos em suas refeições diárias?

3. Faça uma esfoliação

A esfoliação é uma grande aliada de quem deseja ter um bronzeado uniforme e bonito. Isso acontece porque ela auxilia a retirar impurezas e restos de pele morta que deixam a derme áspera. O resultado é uma aparência limpa com toque macio.

Contudo, deixe a esfoliação para alguns dias antes de tomar sol, e nada de aplicá-la após ir à praia para garantir a saúde da pele. Não se esqueça de utilizar um bom creme hidratante para suavizar o efeito.

4. Escolha o biquíni certo

Quando o assunto é bronzeado, sabemos que não se trata apenas do tom da pele. O formato também faz grande diferença. Afinal, ninguém deseja ficar com marca de camiseta, não é mesmo?

Por isso, escolher um biquíni adequado também faz diferença no resultado. Aposte em formatos mais simples e clássicos de cortininha, de preferência com tiras finas. Se você não deseja ficar com uma marca de biquíni visível, vá de tomara que caia e arrase!

5. Entre na água

O contato da água com a pele — especialmente a água do mar — produz um efeito potencializador da ação dos raios solares. Isso significa que fica mais fácil pegar aquela marquinha que você tanto deseja. Portanto, a praia é a sua grande aliada nesse objetivo. Não deixe de se molhar antes de tomar sol.

Agora, que você já sabe como ficar bronzeada, lembre-se de tomar cuidado com o horário de exposição e sempre se proteja ao passar o protetor solar antes do bronzeador. Assim, com um pouco de exposição e o uso das nossas dicas, será muito mais simples conquistar e manter a pele dourada que é a cara do verão!

Gostou das nossas dicas de como ficar bronzeada? Não deixe de conferir também os perigos de ficar com o biquíni molhado por muito tempo!